O namorado do papai ronca – Resenha de Maria Helena Martins

1 - DSCF0787

O autor harmoniza a linguagem internética (discurso conciso, terminologia e recursos gráficos próprios, privilégio ao diálogo) com a linguagem coloquial corrente. E, na integração desses aspectos constrói um texto efetivamente literário, pois trabalha a palavra de modo a ir além de seu uso comunicativo e cotidiano, buscando a expressividade, numa dimensão que supera modismos. Assim, o que é eminentemente coloquial, sem aspectos  que se convencionou entender por literários, resulta, contudo,  em texto elaborado, pois que o autor impregna-o de densidade significativa, por meio de figuras de linguagem como repetição/reiteração, enfatizando o aspecto emocional de quem a usa e para quem se dirige no contexto da obra.

Mais do que a questão vocabular, o uso de expressões coloquiais ou comuns na internet (cf. p.81, a mais marcante nesse aspecto), chama a atenção o modo como Camillo desenvolve o diálogo-relato, vivo e rápido mas suficientemente denso e sugestivo para se conhecer o perfil do protagonista e sua constelação familiar e de amigos, sua sensibilidade e processo de amadurecimento.

 O próprio conflito de Dante com a relação entre seu pai e Ademar, condensado na rejeição ao ronco e ao cigarro, assume valor secundário, diante das tantas premências existenciais as quais ele tem que testemunhar e mesmo vivenciar ( distância da mãe, doença e ameaça de morte entre familiares, descoberta de afetos amorosos e os anseios e dúvidas diante deles, relações mutantes entre colegas e amigos …)

Toda essa gama de situações Camillo trata com um toque de ironia e nunca lhe falta o senso de humor, outro traço que acresce o livro de dimensão humana, configurando sua coerência interna e,efetivamente, literária.

Esta e outras resenhas: 

http://www.celpcyro.org.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=1074

Anúncios

6 pensamentos sobre “O namorado do papai ronca – Resenha de Maria Helena Martins

Por gentileza: escreva o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s